top of page

Guardar o mundo dentro do Pocket

Uma ferramenta de armazenamento e organização

O Pocket, como o próprio nome indica, é um “bolso” ou, por outras palavras, um lugar de armazenamento de múltiplos links com o intuito de permitir aceder e ler os artigos correspondentes mais tarde.

Como funciona?

Ao adicionarmos um URL ao Pocket devemos lhe atribuir uma ou várias tag(s) de acordo com o que estamos a guardar. Essas etiquetas servirão, posteriormente, como referência para procurar um determinado link.

Ao escolhermos as tags devemos ter em consideração a objetividade e a pluralidade, ou seja, estas devem ser o mais precisas possíveis e devemos optar por definir um número considerável de etiquetas, de forma a impedir a perda ou o esquecimento dos diferentes artigos.

Vantagens e desvantagens

O Pocket apresenta consideráveis vantagens, nomeadamente, o facto de não ter limite de espaço, nem de tempo, e a possibilidade de adicionar uma extensão ao browser que possibilita uma maior praticidade na hora de guardar informação.

Outras duas vantagens desta ferramenta são a capacidade que esta tem em funcionar offline, e a possibilidade de, em vez de lermos os artigos, estes nos serem "lidos" pelo próprio utensílio,  algo muito proveitoso para quem quer realizar várias tarefas em simultâneo e para as pessoas invisuais.

Embora, seja evidente o benefício do Pocket, este também reúne algumas desvantagens, tais como, a probabilidade de um certo link deixar de estar disponível e certas funções estarem sujeitos a uma versão premium.

Sincronização

O Pocket está disponível para Android e para iOS e permite conectar a mesma conta no computador, tablet e ainda no smartphone.

Pocket para jornalistas

Considerando tudo o que já foi observado, previamente, neste artigo, é de sublinhar que o Pocket, para os jornalistas, representa um verdadeiro suporte de informação que simplifica a produção de peças noticiosas e torna assim o trabalho mais eficiente e produtivo.

Experimentar o Pocket

Por Inês Saldanha

bottom of page