"O Caso Spotlight"
Baseado numa história verídica, este filme destaca-se como uma referência prática e tangível do papel do jornalismo na sociedade, em particular, do jornalismo de investigação. Durante a obra cinematográfica, observamos um grupo de jornalistas (equipa “Spotlight”) a investigar uma série de abusos sexuais praticados ao longo dos anos pelo corpo da Igreja Católica e uma, consequente, sucessão de encobrimentos dos crimes.
Ao analisarmos o filme, é possível observar diversas técnicas de investigação jornalística. Dentro destes métodos destaco a pesquisa em arquivos internos (do próprio jornal) e externos (documentos de outras organizações), as entrevistas e, o fact-checking que, se caracteriza pelo cruzamento de informações provenientes de múltiplas fontes. Importa enfatizar que estes métodos surgem através de uma recolha de dados em campo, ou seja, os jornalistas procuram visitar diferentes locais e ouvir diversificados testemunhos, o que resulta numa intensa triagem de informação. Para além disso, podemos acompanhar a rotina da redação e compreender o papel dos vários elementos do jornal na tomada de decisões e no planeamento noticioso.
Relativamente ao papel do jornalismo na sociedade, a película espelha não só a importância do mesmo como também as suas fragilidades e adversidades. O tema da investigação é bastante delicado e, considerando que se trata de uma instituição religiosa extremamente poderosa, são percetíveis os obstáculos impostos não só pela organização eclesiástica, mas também por outras entidades, nomeadamente a jurídica.
O envolvimento emocional dos jornalistas é notório e, no decorrer da longa- metragem, este é desencadeado pelas pressões exercidas sobre os repórteres e até por um certo conflito interno causado pela sensação de injustiça e descrença.
No final do filme, são apresentados os resultados da investigação jornalística realizada pelos jornalistas do Boston Globe, e torna-se comovente a tomada de consciência face ao valor dos media no mundo.
O jornalismo é, frequentemente, denominado de quarto poder, uma vez que a sua função é escrutinar os três poderes institucionais – Legislativo, Executivo e Judiciário. Posto isto, concluímos que o jornalismo é um meio importante para promover o bem-comum e deve garantir que a sociedade tem acesso a informação fidedigna e imparcial.