Novo livro de Patrícia Matos sobre liderança é “uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro”
No passado dia 6 de abril, a ex-jornalista da TVI, apresentou o seu novo livro “Segredos de Liderança” juntamente com o CEO e consultor, Ricardo Mendonza, no Porto. O livro compila dez entrevistas sobre liderança e, o empresário português, Rui Nabeiro, o almirante Henrique Gouveia e Melo, a jornalista Clara de Sousa e o ex-presidente interino da TAP, Ramiro Sequeira, são alguns dos nomes presentes.
Durante a apresentação, Patrícia Matos, admitiu que o seu novo manuscrito “acabou por ser um livro de homenagens”, aludindo à vida e morte de Rui Nabeiro e descrevendo-o como “um visionário” com uma liderança “única e indiscritível”. Homenageado como um empreendedor que construiu uma empresa (Delta) “sustentável e com legado”, Nabeiro é reconhecido como uma figura “inspiradora” no panorama nacional.
Durante o evento, a escritora relembrou ainda, o antigo jornalista e ex-coordenador do Diário de Leiria, António José Laranjeira, mencionando- o como “a pessoa que deveria ter feito o posfácio”.
António Laranjeira faleceu em novembro de 2022 e, consequentemente, não lhe foi possível escrever o epílogo do livro, sendo o seu filho, Martim Calado, a concretizar o desfecho da obra.
A escritora revelou que o livro começou a ser escrito em 2021 e expressou as dificuldades encontradas durante o processo de elaboração da obra, devido à pandemia.
“Enquanto jornalista, que serei sempre, eu acho que (...) as entrevistas presenciais não têm nada a ver com as entrevistas online”, reflete a autora sobre as fragilidades dos meios digitais na construção de vínculos sociais.
No que diz respeito à liderança, Patrícia Matos, considera “que o erro é muito importante no percurso de um líder”. Constatando que “a sociedade ocidental tem muito um estigma errado atribuído ao erro porque o considera um falhanço”.
“Acho que está na hora de mudarmos a semântica e a nossa forma de vermos as coisas”, explica Patrícia. Na visão da escritora o erro “não é um falhanço, é uma aprendizagem” e “uma forma de evoluirmos”.
O livro já se encontra disponível nas lojas e a escritora anunciou a sua presença nas Feiras do Livro que irão ser realizadas no Porto e em Lisboa, no decorrer deste ano.