Tudo sobre o Google Alerts
Alertas Google
O Google Alerts é uma ferramenta que permite uma atualização constante face a algum tema. Este serviço envia um email, para o utilizador, com os resultados de diferentes pesquisas relacionadas com tópicos pré-definidos pelo mesmo.
Vantagens e desvantagens
Para além de ser um excelente auxiliar, no quotidiano, enquanto recurso para uma maior produtividade, o Google Alerts é também gratuito e, o único requisito para a sua utilização, é ter uma conta Google.
Para realmente ser uma ferramenta eficaz e proveitosa, é necessário que os utilizadores configurarem as suas pesquisas de forma objetiva e direcionada. Uma errada seleção dos critérios pode levar a emails com resultados muito amplos e informação imprecisa.
Personalização do Google Alerts
Ao escolhermos as palavras-chave da nossa pesquisa devemos ser precisos e metódicos. Temas que estejam na esfera pública tendem a surgir em dezenas ou milhares de artigos por dia, o que irá originar uma quantidade de informação muito difícil de triar.
Algo a ter em consideração e, bastante útil, são as opções que o próprio utensílio nos proporciona. Por exemplo, podemos escolher a periocidade com que recebemos os emails, assim como de ondem provém a informação (blogues vs notícias), entre outras.
Essas opções permitem que os resultados sejam personalizados e orientados à demanda de cada utilizador.
Sincronização
Podemos criar um alerta em qualquer dispositivo, com a única condição de termos uma conta Google, para onde serão enviados os resultados de pesquisa.
Google Alerts para jornalistas
Para um jornalista, o Google Alerts, é mais do que uma ferramenta de produtividade, é um meio de alcançar novas informações de forma rápida e antecipada.
Este utensílio garante, de certa forma, um imediatismo que no mundo dos media é crucial, além de que, permite ao jornalista estar informado sobre qualquer tópico e conectado com o mundo à sua volta.
Experimentar o Google Alerts