top of page

A ARTE DA VIDA

Sinopse

Nem todo o conhecimento do mundo se encontra dentro de uma sala de aula. Num mundo onde, por vezes, o sucesso se mede através de diplomas e certificados, a paixão e a experiência marcam presença nas oficinas do Porto e, muitas vezes, são o suficiente para aprender uma arte. Neste web documentário entrevistamos dois homens que se destacam pela dedicação, amor e entrega às suas profissões. “A Arte da Vida” procurou demonstrar o dia-a-dia destes profissionais, perceber como tudo começou e qual o caminho que terão estas profissões, cada vez, menos presentes nas sociedades contemporâneas.

Augusto Saldanha

O Alfaite

1.png

Augusto Saldanha chegou a ser o mestre alfaiate mais jovem do país, é um profissional muito orgulhoso e apaixonado. Conta-nos como começou sem qualquer tipo de conhecimento da área e foi aprendendo desde o passo mais básico até às técnicas mais avançadas. O seu atelier, na rua Trindade Coelho, no Porto, foi um dos que sobreviveu ao passar do tempo e ao surgimento da fast-fashion. Augusto Saldanha conta quem são os principais consumidores da alfaiataria e o porquê de muita gente recorrer às confeções, ao “pronto-a-vestir”. Tem muito brio na sua arte e garante que está cá para ficar, até porque um fato feito à medida, é uma peça única e diferenciada.

Manuel Silva

O Sapateiro

2.png

Sapateiro há quarenta e cinco anos, Manuel Silva, mostra o que a profissão lhe tem trazido ao longo dos anos e como foi afetada pelos novos hábitos de consumo das pessoas. O sapateiro tem a sua oficina no centro histórico do Porto, na rua Cimo de Vila, e conta como o turismo e evolução da cidade afastaram alguns dos seus clientes. Sobre algumas dificuldades pelas quais já passou e as partes mais difíceis da profissão, mas a melhor parte são as situações caricatas que recorda com humor.

Este projeto foi realizado por Ana Moreira, Inês Saldanha e Ricardo Rocha no âmbito da unidade curricular Atelier de Multimédia.

bottom of page